Avançar para o conteúdo principal

menopausa precoce

Tenho visto muitos casos de supostas menopausas precoces que não são.
O quadro clínico é de amenorreia,FSH elevado e Estradiol baixo, com ou sem sintomas vasomotores.
Tenho resolvido estes casos com um tratamento prolongado de estradiol.Porquê?
A hipófise segrega várias isoformas de FSH,umas mais bioactivas e outras mais imunoactivas. O estradiol pode exercer um efeito de maior bioactividade das FSH. Por outro lado o estradiol estimula mitoses nas células da granulosa dos ovários e estimula receptores de FSH.
Nas ecografias vê-se que há um endométrio estimulado e,nos ovários que não mostravam folículos passam a ver-se folículos de 10/20 mm. Se estas forem as observações não há uma menopausa precoce. É interessante também notar que a hCG induz atrésia folicular ou produz um LUF.
Num dos meus casos com gravidez de termo.depois de várias tentativas falhadas com hCG,a ovulação foi espontânea.
POrtanto,cuidado com os diagnósticos de menopausa precoce. Vale sempre a pena tratar durante 1 mês com um transdérmico de 75ug de estradiol/dia e ver com ecografia se o aparelho folicular é visível

Comentários

Mensagens populares deste blogue

TRATAMENTO HORMONAL NA MENOPAUSA É UM RISCO PARA CANCRO DA MAMA ?

Na Lancet de 29/08/2019 está publicado um extenso estudo epidemiológico que confirma o que já se sabia, i.e que qualquer tipo de tratamento hormonal na menopausa  (THM) aumenta ligeiramente o riso de cancro da mama. O  Royal\ College of Obstetricians and \\Gynecologists\\e a British Menopause Society publicaram em 30/8/2019 um comentário a esse estudo .A forma de apresentação desse riso pode desencorajar as mulheres de fazerem esses THM o que aumentaria o risco para doenças cardiovasculares que representam uma causa de morte muito superior à causada pelo cancro da mama (A.Gompel). Numerosos estudos observacionais demonstraram que os THM da menopausa redusiram drasticamente as doenças cardiovasculares e as mortes por elas causadas\.
Um estudo de Anne Gompel (Climacteric on line 29/3/2018) afirme,com base nos trabalhos de Fournier,A et al. (\Am J Epidemiol 2014;1\80:508-517)\\\\\ que a progesterona micronizada e a dydroge…

Como Viver Com Saúde

Entrevista Dia Mundial da Menopausa

MANUEL NEVES E CASTRO: “A MENOPAUSA É UM DESPERTADOR. QUANDO CHEGA, A MULHER TEM QUE ABRIR OS OLHOS” 18/10/2019
Aos 87 anos, o ginecologista Manuel Neves e Castro continua a fazer clínica. Foi um dos primeiros bolseiros da Gulbenkian e foi para os Estados Unidos estudar as hormonas. Trabalhou para o inventor da pílula e viu nascer a fertilização in vitro. Quando chegou a Portugal, trazia terapêuticas inovadoras. Fundou a Sociedade Portuguesa de Menopausa e foi por proposta sua que foi instituído o Dia Mundial da Menopausa. Defende a medicina preventiva e as terapias hormonais que, diz, fazem milagres. Entrevista de Catarina Pires | Fotografia de Gerardo Santos/Global Imagens O Dia Mundial da Menopausa, que se assinala hoje, foi criado por proposta sua. Como é que isso aconteceu? Fui dirigente da Sociedade Internacional de Menopausa e a certa altura percebi que a sua única atividade era realizar um congresso por ano e não achei aquilo bem. Por outro lado, verifiquei que entre as sociedades …